Como ser um empreendedor de sucesso: a importância de uma educação contínua

Por melhor que seja a preparação académica de um empreendedor, ao longo da sua vida e trabalho é importante que continuem a educar-se e nada pode substituir a leitura de livros.

Ouvir um podcast de 20 minutos ou um vídeo de meia hora, não substitui a importância da leitura na aprendizagem. É importante conhecer o que outros construíram e os desafios que ultrapassaram, de forma a sermos inspirados pelo exemplo e através da aprendizagem conseguirmos reconhecer problemas semelhantes e identificar quais as soluções mais adequadas.

Neste artigo vamos passar revista a três livros que qualquer empreendedor deve conhecer e que por serem edições recentes ainda não se encontra traduzidos em Portugal.

All in: 101 Real Life Business Lesson for Emerging Entrepreneurs

Este livro do empreendedor Bill Green, resume os seus 40 anos de carreira, desde os tempos iniciais como um pequeno negócio num mercado de segunda mão até CEO numa corporação industrial avaliada em 630 milhões de dólares.

Ao longo do livro, relata-nos os desafios éticos, que enfrentou ao longo da sua carreira.

Self-Employed: 50 Signs That You Might Be an Entrepreneur

Neste livro de Joel Conon e de John Rampton temos um guia das 50 características que um empreendedor deve possuir e são fundamentais para manter em perspetiva o percurso de um empreendedor.

The Hard Thing About Hard Things

Este livro de Ben Horowitz um dos criadores de Andreessen Horowitz, um dos magos de Silicon Valley, é a leitura ideal em tempos de dificuldade. Neste livro são abordados com grande sinceridade os problemas que se atravessam no caminho do sucesso.

Aborda temas controversos como a competição com concorrentes, relações tensas com colaboradores amigos.

Cada um destes livros comporta um importante contributo para um empreendedor, a educação aliada a um software adequado às necessidades de uma startup, são elementos que trazem uma enorme vantagem a um projeto.